junho 02, 2012

02 DE JUNHO : HOMENAGEM A GIUSEPPE GARIBALDI

Há 130 anos, morria GIUSEPPE GARIBALDI na Ilha de Caprera, na Sardenha , mas o carisma pessoal do herói, perpetua-se além de sua morte: milhares de indivíduos, isoladamente ou em agremiações, pelo mundo afora, movidos por afinidades e identidades de conceitos filosóficos que renascem em novas gerações, continuam  hoje a cultivar as tradições garibaldinas. O Instituto ANITA GARIBALDI, fundado em 20 de outubro de 1992 em Porto Alegre/RS se integra a estas homenagens.
Na foto, as fundadoras do Instituto Anita Garibaldi, no centro da cidade de Roma, em sua primeira manisfestação garibaldina na Itália, em 02.6.1994. Da esquerda para a direita: Elizabeth Campion, Dica Martins, Elma Sant´Ana, Ana Nardi, Daniela Adams, Tenente Jane Melo Soares e Vera Gerhardt.
e-mail: institutoanita@hotmail.com

CRIANÇAS GARIBALDINAS DA ITÁLIA


HOMENAGENS A GARIBALDI

RUMO À CAPRERA : Iolanda  Angeloni , chefe do cerimonial  da cidade italiana de Veletri , na foto com Elma Sant´Ana do Instituto Anita Garibaldi, de Porto Alegre, diante do belíssimo monumento  ao herói GIUSEPPE GARIBALDI, em Nice,  por ocasião das homenagens  à data de 02 de junho.

GARIBALDI: A MORTE DO GUERREIRO

Em  2 de junho de 1882, às 18h22min, em sua Ilha de Caprera, na Sardenha, morre GIUSEPPE GARIBALDI, considerado um dos maiores mestres da história da estratégia militar revolucionária. Morre o homem que lutou ao lado dos Farrapos.
Homenagem do Instituto Anita Garibaldi de Porto Alegre - Elma Sant´Ana - fundadora