março 26, 2014

26 DE MARÇO : CASAMENTO DE ANITA E GARIBALDI NO URUGUAI

" No dia 26 de março de 1842, foi oficializada a união de Giuseppe e Anita Garibaldi em Montevidéu, Uruguai. Neste histórico documento, ANITA, que oficialmente ainda usava o nome de ANA MARIA DE JESUS RIBEIRO, foi qualificada como natural de Laguna, no Brasil. Em 1998 - portanto , 156 depois - este documento foi fundamental para instruir o processo judicial que obteve o reconhecimento da Justiça brasileira, autorizando o registro de nascimento tardio de ANITA. Este registro sepultou definitivamente as especulações e contradições sobre a naturalidade lagunense e brasileira." - Adilcio Cadorin, livro ANITA GARIBALDI - Guerreira da Liberdade.
Elma Sant´Ana - Presidente do Instituto ANITA GARIBALDI/ RS
Ten.Jane Melo Soares - Vice- Presidente
e-mail: institutoanita@hotmail.com

março 16, 2014

FESTA DAS CAMÉLIAS EM VELLETRI - ITÁLIA

Nos dias 22 e 23 de março do corrente, realiza-se a 20ª edição da grandiosa FESTA DAS CAMÉLIAS em VELLETRI, na Itália, com uma grande programação, como a visita guiada aos jardins desta histórica cidade, onde a  CAMÉLIA é apresentada nas mais variadas ornamentações.
Em  2002, em sua 8ª edição, o país homenageado foi o Brasil, sendo representado pela escritora garibaldina ELMA SANT´ANA, que recebeu na oportunidade, a CAMÉLIA DE OURO. ELMA participou do Convênio Histórico-Científico " A Camélia na tradição botânica local, na memória escrita e oral do Brasil e na Epopéia Garibaldina". Em VELLETRI, o filho de Anita e Garibaldi - MENOTTI GARIBALDI- nascido em Mostardas/ RS, foi um importante parlamentar, eleito Deputado por 21 anos .
SUCESSO NESTA 20ª  FESTA DAS CAMÉLIAS !
e-mail: institutoanita@hotmail.com

março 07, 2014

HOMENAGEM À ANITA GARIBALDI NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 08 de março de 1848, uma quarta-feira, chega à Nice, cidade natal de Giuseppe Garibaldi, a brasileira ANITA, acompanhada de seus tres filhos: Menotti, Ricciotti e Teresita. Sua chegada virou notícia e o Jornal  L´Echo des Alpes Maritimes registro o fato. Era a mulher do compatriota que lutara gloriosamente na América pela causa da liberdade. Era a mulher que lutara, ombreando lado a lado com os homens, os gaúchos, na Revolução Farroupilha. Era a mulher que morreria um ano depois, lutando pela reunificação da Itália, ao lado do marido. Hoje, 08 de março de 2014, ANITA continua sendo lembrada. ANITA GARIBALDI tem um lugar permanente na História. As ANITAS DE HOJE, trazem a marca do nosso tempo!
Elma Sant´Ana - Presidente do INSTITUTO ANITA GARIBALDI
Ten. Jane Melo Soares - Vice-presidente
e-mail: institutoanita@hotmail.com