Em suas Memórias, GARIBALDI escreveu : " Ao depor minha mulher no leito, me pareceu descobrir em seu rosto a expressão da morte. Tomei-lhe o pulso... já não batia. E tinha diante de mim o cadáver da mãe de meus filhos, que eu tanto amava". GARIBALDI não mais conteve o pranto. ANITA acabara de expirar. Eram 19h e 45 min de sábado, dia 04 de agosto de 1849. Morreu em Mandriole, perto de Santo Alberto, província de Ravena, Itália.
ANITA saiu da História para dar nome a ruas, praças, escolas, museus, centros de tradições, piquetes de cavalaria. Monumentos levam o seu nome. A presidente Dilma vai colocar o nome de ANITA GARIBALDI no Livro dos Heróis da Pátria.O projeto proposto pelo Senado já recebeu o aval do ministro interino da Cultura, o gaúcho Vitor Ortiz.
Hoje, dia 04 de agosto de 2012, as homenagens se sucedem. Em Mostardas/RS, palestras foram realizadas nas escolas, sob o coordenação de Ana Terra. Em Porto Alegre, uma singela vigília realizada junto ao Monumento na Praça Garibaldi, com Elma Sant´Ana, idealizadora e fundadora do Instituto Anita Garibaldi, acompanhada pelo Vereador Carlos Todeschini, apoiador e incentivador do grupo, desde as solenidades da Associação Italiana realizadas por ocasião dos festejos da Reunificação Italiana, em 2011.
agosto 04, 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nesta data importante, salientamos a bravura de uma mulher.
ResponderExcluirDá nome també a grupos folcloricos como:
O GRUPO FOLCLÓRICO ANITA GARIBALDI, que completa em 31 de Agosto de 2012, 16 ANOS, TRABALHO DE MUITOS COORDENADORES QUE POR LÁ PASSARAM,
PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM E FAZEM PARTE DA "FAMILIA ANITA GARIBALDI".
Gilberto Araujo
coordenador